A Prefeitura de João Pessoa promoveu, nos últimos dias, diversas atividades destinadas à revisão do Plano Diretor do município. A terceira fase do processo de revisão do Plano Diretor Municipal de João Pessoa (PDMJP) foi aberta com as Oficinas de Propostas nos dias 24, 25 e 26 de novembro 2021.
Essas oficinas sucedem a 2ª Audiência Pública, que aconteceu na terça-feira (23), na qual integrantes da Equipe Técnica de Integração Municipal (ETIM/PMJP) e do Consórcio João Pessoa Sustentável apresentaram, para um público de cerca de 300 pessoas, o Diagnóstico Técnico e Comunitário da cidade, fruto das discussões entre moradores de diferentes regiões da capital paraibana.
Todos os eventos, realizados no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, foram marcados por intensa participação popular, com a presença de representantes de instituições, associações e entidades da sociedade civil, que puderam debater sobre ações e obras de melhorias para a cidade.
O secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, enfatizou que “a população é a protagonista do processo de revisão, da forma mais genuína possível, apontando quais são os problemas e também as possíveis soluções”.
O secretário de Planejamento, José Willian Montenegro Leal, ressaltou que o processo de revisão do PDMJP “é uma construção coletiva, um momento que a cidade tem de rever conceitos e pensar seu futuro”.
OFICINAS DE PROPOSTAS
Sucedendo a 2ª Audiência Pública, que encerrou a Fase II, de Diagnóstico, as Oficinas de Propostas inauguraram as atividades da terceira etapa, de propostas e diretrizes. Nas oficinas, a dinâmica se iniciou com uma apresentação da síntese do Diagnóstico Técnico e Comunitário – disponível na seção de documentos do site www.pdjp.com.br – e então os participantes se dividiram em três grupos, para a discussão de diferentes temas.
Os eixos temáticos que guiaram as discussões foram: uso do solo, meio ambiente e mobilidade. As conversas foram facilitadas por mapas e pela Matriz CDP (condicionantes, deficiências e potencialidades), para a elaboração de diretrizes e propostas. Ao final, um representante de cada grupo apresentou as principais questões abordadas. Todos os apontamentos servirão para compor a fase de propostas da revisão do PDMJP.
Marlene Souza, moradora de João Pessoa, esteve presente em uma das oficinas e espera que “esse Plano Diretor realmente dê oportunidade pra gente ter uma cidade melhor, mais cuidada”.
Jaci Guimarães, representante da Organização Inclusiva das Pessoas com Deficiência, esteve na Audiência e nas Oficinas e observou: “Sou uma pessoa que não sou muito fã de política, porém, com um pouco mais de conhecimento sobre os nossos direitos, a gente consegue avançar muito mais”.
A discussão acerca de propostas para a revisão do PDMJP contará com novas oficinas nos dias 14,15 e 16 de dezembro de 2021. De qualquer forma, é possível realizar contribuições a qualquer momento no site do Plano Diretor, no endereço www.pdjp.com.br, onde também estão disponíveis documentos referentes às etapas anteriores, notícias e agenda dos próximos eventos.